Pesquisar neste blogue

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Caso Estádio da Luz

E o incidente que ocorreu no túnel do Estádio da Luz está ainda a dar muito o que falar na imprensa portuguesa e mundial. O incidente que teve início logo após o final da partida entre Benfica contra Porto, no dia 20 de Dezembro de 2009 no Estádio da Luz e que acabou com a vitória do time de Lisboa por 1 a 0, gol do argentino Saviola. Tudo terá começado após uma discussão entre Fernando Oliveira, que é responsável pela segurança do FC Porto, e um dos “stewards” .

Segundo depoimentos e vídeos internos do Estádio, após o final do jogo todos foram para o vestiário, e durante a entrada do time do Porto ao seu vestiário em meio ao túnel provalvemente ouve uma discusão e após isso a confusão deve ter sido iniciada. As camêras do estádio conseguem revelar que dois funcionários do FC Porto estão no meio da confusão, são eles Hulck e Sapunaru que são indentificados como agredindo o assistente de recinto desportivo Sandro Correia, bem como agressão do Romeno ao “Steward” Ricardo Silva.

Caso condenados ambos poderam ter um castigo que vai dos seis meses aos três anos de suspensão com multa de 2500 a 7500 euros a cada um. O FC Porto terá agora que apresentar defesa e já o Benfica é acusado de não ter assegurado a ordem e a disciplina no interior do túnel, considerada como sendo uma infracção disciplinar leve punida com multa de 250 a 2500 euros.


Bem, como um amante do futebol penso que isso não pode nunca acontecer, mesmo após uma derrota para seu maior rival. Futebol deve ser decidido dentro das 4 linhas e nunca fora delas. Como queremos dar o exemplo as torcedores para manter a paz nos estádios fora e dentro deles, se os atores principais, “os jogadores”, não se comportam como deveriam. Não estou a defender ninguém, pois não sou nenhum juíz para dizer quem é certo ou quem é errado, mas devido as imagens que foram distribuidas a imprensa, vemos realmente que à agressão por parte de alguns funcionários do Porto a funcionários do Benfica e no próprio vídeo também mostra que alguns funcionários do Porto também tentam separar os “esquentadinhos”, mas não é possivél. Acredito que ambas as partes citadas neste incidente não estão lá por acaso, e sim fizeram algo para causar aquilo. Nenhuma das partes está correta, aquilo é um esporte que se define dentro do gramado e não fora dele. Espero que a justiça seja feita e que os culpados sejam devidamente julgados e condenados para que fique de exemplo e assim mostrar que a violência seja onde for, por qual motivo for, deve ser banida do esporte em geral.

As pessoas que participaram desse incidente devem estar a pensar agora em tudo o que aconteceu naquele 20 de Dezembro e suas consequencias, ou não, porém agora é um pouco tarde. Acredito que devem seguir o exemplo do time campeão do Superbowl 2010, o New Orleans Saints, que mesmo após uma derrota que foi a destruição de sua cidade por um fenômeno natural e também ser o “saco de pancada” do esporte que participa, não partiu para a violência, e sim foram em busca de melhorar, reconstruir e evoluir para conseguir seus objetivos através de muito esforço, e o resultado apareceu. CAMPEÕES DENTRO E FORA DE CAMPO.

Ps: Coloquei o nome “funcionários” aos participantes do incidente, pois me recuso a dar o título de “jogadores ou atleta” a pessoas que tentam “descontar” suas derrotas e erros em campo e assim prejudicar este maravilhoso esporte que é o futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário